sábado, 24 de agosto de 2013

Expedição Rio Aricanduva

Expedição Rio Aricanduva - A Procura da Água Limpa.

Fico muito feliz em postar as fotos da Atividade que denominamos como Expedição Rio Aricanduva. Acredito que foi um grande sucesso e mais tarde vou postar um relatório definitivo com todos os dados desta nossa excursão pelo Rio Aricanduva, um dos afluentes do Rio Tietê.

Começamos entrando em contato com a sujeira e o triste cenário de um rio morto, poluído e muuuito mal cheiroso - a espuma na segunda foto é constante nas manhãs neste local.




Seguimos agora procurando pela água limpa, mas continuamos encontrando sujeira, descaso e pobreza. Também coletamos amostras de água para compararmos.




E para alegria geral, depois de muito procurar, chegamos à Nascente do Rio Aricanduva, com água aparentemente limpa (O Rio tem nascentes contaminadas por aterros sanitários), uma pequena trilha no meio de favelas com um bosque que resiste sem segurança, indicação ou sinal de cuidado público algum.
Infelizmente a água limpa segue por apenas alguns metros antes de entra em favelas com inúmeros canos de esgoto a apontar para o pequeno riacho como armas que vão matando a água no seu caminho até a sua foz no Rio Tietê.
As fotos falam mais que as palavras, pena não mostrarem também o cheiro agradável da pequena trilha verde (como deveria ser o seu percurso todo) e do restante poluído que em determinado local chegou a nos preocupar por deixar as narinas ardendo.







Quando vamos cuidar realmente dos nossos rios ao invés de apenas canalizá-los? ( a canalização é importante para evitar enchentes, mas deixa os córregos e rios da capital como verdadeiros esgotos a céu aberto sem chance alguma de voltar a ter árvores e vida nas suas margens).

Vamos continuar nossa jornada e orientar as novas gerações enquanto a atual vai engatinhando nas mudanças ecológicas.

Sempre Alerta - Czuwaj

Ch. Edson


Nenhum comentário:

Postar um comentário